quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pessoa não bem - vinda!!!

Por  Dorinaldo Malafaia. Presidente do SINDESAUDE. Bacharel e licenciado em enfermagem
 
              Assistindo ao globo reporter sobre o Butão (país) , me chamou atenção a importância da felicidade na vida desse povo. Eles criaram um ministério da felicidade, e o índice de felicidade interna bruta. Para medi – la, um desses indicadores é o aproveitamento do tempo como valor a ser utilizado para o desenvolvimento humano.

             Aos ver isso, rapidamente  me veio a lembramça a reunião que tive com três secretário do governo do PSB, entre o tema principal, que era a negociação salarial dos trabalhadores da saúde , fiquei atento ao conceito apresentado pelos porta vozes oficiais do governo acerca de como enchergam o seu Povo, mas especificamente o servidor público como parte integrante da população.

              Para eles os servidor público é um privilegiado – palavras do secretário Evandro Gama (PT),  ele em especial,  foi categórico ao afirmar que a linha do governo é o combate ao privilégio e que para isso uma das medidas mais brilhantes era estabelecer dois turnos de trabalho ao servidor. Para eles isso é sinônimo de bom atendimento e produtividade.

              No horizonte, eles echergam também, o tão anunciado combate a corrupção. Aí relembrei  o adormecido conceito socialista da mais- valia, que representa justamente, a tradução da exploração do trabalhador quando o patrão extrai dele, mais que  o tempo últil na produção de um determinado trabalho ou produto – grosso modo faço essa comparação para resgatar, o valor apresentado pelo pequeno Butão sobre o aproveitamento do tempo  e a sua ultilização com a família, cultura, estudo etc… .

               A improdutividade do serviço público em nada tem haver  com a quantidade de tempo trabalhado e sim com anos a fio de desmonte, sucateamento da máquina pública e a falta de gerência.

               A corrupção, me parece, não ter no servidor público sua força motriz e sim na combinação do corrupto (agente político) na maioria das vezes representada por gestores comissionados e no corruptor, lobysta ou empresário que se enraiza na estrutura pública  montando a rede de corrupção, situação inerente ao capitalismo.

                Evandro Gama como secretário de  saúde anda na contra mão da luta histórica dos trabalhadores pela redução da jornada de trabalho e consolida a idéia de persona non grata para os servidores da saúde. Nós pelo jeito, andaremos com predras nas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário