quinta-feira, 21 de abril de 2011

EDITORIAL bem informal. MAS É SÉRIO!!!


Gente, explicado o que é lista fechada. Explicasse agora o quando isso é prejudicial à democracia.
A sistema de lista fechada não permite que nós eleitores escolhamos o nosso canditado, caçando o nosso direito de escolher o cantidato. O fato de nós não votarmos em um candidato e sim numa lista distorce a vontade do eleitor porque nós não sabermos em quem votamos. E isso tudo num momento em que cada vez mais, nós eleitores, precisamos saber em quem votamos.
Esse formato em lista fechada das eleições ainda puxa o mensalão já para dentro dos partidos políticos, porque o canditado endinheirado e mal intencionado vai comprar o seu lugarzinho na lista, enquanto aquele que quer alguma fazer coisa vai ficar lá em baixo na lista. Isso tudo sem falar que a política no país, vai passar de pai pra filho, ou seja, os grandes cacíques partidários da estirpe de Jader Barbalho e José Sarney vão reservar o lugarzinho na lista para os seus primogênitos. Portanto, o Brasil vai passar novamente para mão das oligarquias.
Sem falar que os países que hoje tem eleição por lista fechada ja estão querendo se ver livres do modelo, porque estão saturados de passar das mãos da familia A para a mãos familia B e vice-versa.
O minístro Levandowski disse no Congresso essa semana que "que lista fechada distorce a vontade do eleitor, caça o direito do eleitor de escolher o candidato", (você pode gostar de um canditado e não de outro, mas o seu voto pode acabar sendo para quem você não gosta, ) disse ainda que financiamento público de campanha não acaba com caixa dois entre outras coisas. Parece que o Minístro andou assustanto alguns excelentíssimos por lá.
A questão, é que nós eleitores e nós operadores do direito temos sim que nos organizar e nos manifestar quanto esses absurdos que ocorrem no Congresso, até porque se os senhores não sabem, a cabeça da Justiça eleitoral esta em cheque na nossa caça de lei.
Pelo amor de Deus, nós que somos jovens precisamos levantar as nossas bundas da carteira e nos movimentarmos. Que juízes e promotores pretendemos ser? Por acaso queremos ficar enfiados dentro de nosso gabinete? Porque se é isso, que se large o curso agora. Não é isso que o judiciário precisa. O que se precisa é de membros celeres e que saiam às ruas e vejam a realidade.
CRIEMOS VERGONHA E NOS MANIFESTEMOS!
EU PARO POR AQUI, MAS PENSE NISSO!!!
Matheus Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário