quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ex-diretor financeiro do Tjap é condenado por desviar R$ 3 milhões dos cofres públicos

Por volta das 10h de ontem (6), agentes da Equipe Captura, da Polícia Civil, deram cumprimento ao mandado de prisão em desfavor do servidor público federal aposentado, Benedito da Silva Picanço, de 67 anos. Ele foi preso em sua residência, localizada na Rua Leopoldo Machado, no bairro do Trem - Zona Sul da cidade.
Segundo o delegado Ronaldo Coelho, o aposentado foi condenado a cumprir quatro anos e seis meses de prisão, pelo crime de peculato (furto ou roubo de bens ou dinheiros públicos, cometido por servidores). O desvio da verba dos cofres públicos chega a R$ 3 milhões, e aconteceu em 2006, quando o réu ocupava o cargo de diretor financeiro do Tjap. Na delegacia, Benedito alegou ser inocente. Durante todo esse tempo, ele aguardou a decisão da Justiça em liberdade.
O Tjap foi o próprio o autor da ação movida contra o ex-diretor. Segundo a Assessoria de Comunicação do Tribunal, Picanço ocupava o cargo de confiança desde a criação do órgão judiciário no Estado do Amapá, em 1991, mas foi afastado assim que a fraude foi descoberta. Ainda segundo Paulo Oliveira, o esquema veio à tona depois que uma funcionária do banco onde Benedito realizava a movimentação financeira desconfiou que as assinaturas nas ordens bancárias, eram falsificadas. A servidora encaminhou cópias dos documentos para o então presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Mário Gurtyev, que confirmou não ter assinado as mesmas. Desde então Picanço foi exonerado do cargo e aguardava o julgamento.
No início da tarde de ontem (6), ele foi submetido a exames de corpo delito na Polícia Técnico-Científica (Politec) e depois foi transferido para o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

Nenhum comentário:

Postar um comentário